Verifique se o seu email foi usado e, ataques com malware Emonet, através de uma ferramenta online

Em Have I been Emotet, precisa apenas de inserir o seu endereço de correio eletrónico e, de seguida, clicar em “Check”. No espaço de segundos saberá se a sua conta foi comprometida. 

Tendo em conta o atual panorama de ciberameaças, é necessário manter sempre um olho atento à segurança das nossas contas online. Agora, além do conhecido website Have I been Pwned, há uma nova plataforma onde pode verificar facilmente se a sua conta de email foi comprometida em algum ataque com o malware Emotet.

Embora tenham um nome e um modo de funcionamento semelhante, ambas as plataformas têm criadores diferentes. Na Have I been Emotet, precisa apenas de inserir o seu endereço de correio eletrónico e, de seguida, clicar em “Check”. No espaço de segundos saberá se a sua conta foi comprometida e se estão ser enviados emails fraudulentos através dela, ou se está a recebê-los.

Identificado pela primeira vez em 2014, o Emotet foi concebido originalmente como um trojan bancário que tinha como objetivo roubar informações privadas das vítimas. Com o passar do tempo, o software malicioso foi se tornando mais sofisticado, sendo capaz, por exemplo, de disseminar outros tipos de malware.

De acordo com os especialistas da Kaspersky, o Emotet dissemina-se através de emails de spam. As mensagens, criadas de forma a parecerem o mais credíveis possível, contêm um link malicioso ou um documento infetado. Ao abri-los, o malware infiltra-se no equipamento da vítima, tentando aceder a quaisquer redes a que esteja ligado. Ao longo de todo o processo, o Emotet aproveita-se de possíveis vulnerabilidades que existam no software e ou sistema operativo, recorrendo também a ataques de força bruta para descodificar as passwords dos utilizadores.