A informação é da monitorização de atividade cibercriminosa da WatchGuard Threat Lab, salientando que o país sofreu mais de 10 mil tentativas de ataques de rede.
A WatchGuard revelou algumas estatísticas sobre a criminalidade cibernética, partilhadas no Threat Landscape, salientando que só no passado mês de outubro, Portugal sofreu 1.551 ataques de malware por dia, num ritmo de 65 por hora, ou seja, mais que um por minuto.
São contas “simples”, mas ainda segundo a monitorização da atividade cibercriminosa realizada em Portugal, no último mês houve 10.845 tentativas de ataques de rede. Neste caso, foram 374 ataques por dia, com 16 por hora.
A divisão Threat Lab da WatchGuard é composta por um grupo de investigadores de ameaças com a missão de descobrir e estudar as mais recentes ameaças de malware e ataques na internet. No seu trabalho são utilizados dados anónimos extraídos do Firebox Feed, através de um conjunto de dispositivos WatchGuard UTM ativos. Os proprietários dos dados optaram por partilhar os mesmos para suportar o esfoço na investigação. A empresa soma 42 mil equipamentos, espalhados pelo mundo, para ajudar a obter os dados.