O site “Cover Your Tracks” faz a análise da informação que pode ser recolhida através do browser para identificar de forma única o seu perfil online. 

Qual é o rasto digital que está a deixar quando navega na Internet?
O objetivo do projeto da Electronic Frontier Foundations (EFF) é que os internautas possam navegar de forma mais anónima, sem serem rastreados por trackers que usam os dados de cookies de impressões digitais dos navegadores para conhecerem os seus hábitos, e apresentarem publicidade personalizada.

No site Cover your tracks, desenvolvido pela organização de defesa da privacidade digital e da liberdade de expressão, pode testar o browser e ver se está protegido contra os trackers e a tecnologia de fingerprinting.

O relatório dá uma série de informação sobre o browser e as suas características e configurações, e mostra claramente de que forma é possível que a sua atividade online seja facilmente identificada. Há ainda descrições especificas para que perceba melhor os resultados, mesmo sem conhecimentos técnicos.

Para além dos conhecidos cookies, a tecnologia de fingerprinting é menos conhecida e mais traiçoeira, mas também mais difícil de controlar por parte do utilizador já que se trata de recolher pequenos bits de informação que é necessária para o navegador funcionar, como dados de hardware ou as especificações do programa. Com isso consegue uma identificação de “impressão digital” que é quase única e permite rastrear o utilizador.

Usar a ferramenta de análise do site Cover your tracks é o primeiro passo para perceber como é que a sua atividade online pode ser controlada, a EFF sugere que os utilizadores deem o passo seguinte e protejam a sua privacidade, e por isso recomenda a utilização de um bloqueador de trackers como o Privacy Badger ou a utilização de um browser que tenha proteção contra fingerprinting integrada.

Pode fazer o seu teste no site Cover your tracks, ler o relatório e tirar as suas próprias conclusões.

tek site Cover your tracks